Diretriz

Promoção da atenção integral à saúde da mulher e da criança e implementação da Rede Cegonha, com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

Objetivo

Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno do câncer do colo de útero.

Meta

Ampliar a razão de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com um exame citopatológico a cada três anos.

Relevância do Indicador

Contribui na avaliação da adequação do acesso a exames preventivos para câncer do colo do útero da população feminina na faixa etária de 25 a 64 anos.

Análise de variações geográficas e temporais no acesso a exames preventivos para câncer do colo do útero da população feminina na faixa etária de 25 a 64 anos, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos. Subsídio a processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas voltadas para a saúde da mulher.

Série histórica

Método do Cálculo para indicador

Número de exames citopatológicos do colo do útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, em Palmas a cada ano / (População feminina na faixa etária de 25 a 64 anos, residente em Palmas por ano/3)

Fonte: Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

*Código do Procedimento: 0203010019 – exame citopatológicocérvico-vaginal/microflora; 0203010060 – exame citopatológico cérvico vaginal – rastreamento

Anúncios